Embalagens Oroplast
A Oroplast fabrica produtos com a mais moderna tecnologia, que passam por rigorosos testes. Com equipe técnica especializada, a Oroplast utiliza equipamentos de última geração e matérias-primas de ótimas procedências, o que garante aos nossos produtos o máximo em qualidade e durabilidade.
Polietileno de alta densidade (PEAD)
O PEAD é um termoplástico derivado do eteno (de fórmula química CH2=CH2), uma resina tem alta resistência ao impacto, inclusive em baixas temperaturas, e boa resistência contra agentes químicos.
O polietileno de alta densidade é um plástico cujas principais características físicas e químicas o qualificam como o melhor material para o contato direto em aplicações industriais, o qual necessita de baixo coeficiente de atrito e boa resistência química. Sendo impermeável a líquidos e gases, com absorção de umidade praticamente nula, excelente resistência, propriedades químicas e baixo coeficiente de atrito como algumas de suas características.
Características
- Alta resistência à tensão, compressão e tração
- Baixa densidade em comparação com metais e outros materiais
- Impermeável
- Inerte (ao conteúdo)
- Baixa reatividade
- Atóxico
- Pouca estabilidade dimensional
Polietileno de baixa densidade (LDPE)
O LDPE é um termoplástico à base de petróleo. O seu código de identificação é o 4. Apresenta-se com densidades entre os 0,910 e 0,949 g/cm3. É inerte em relação à temperatura ambiente, exceto na presença de fortes agentes de oxidação, havendo também alguns solventes que causem dilatação. Pode suportar de forma contínua temperaturas até 80°C, até ao máximo de 95°C por curtos períodos de tempo. Quer na apresentação opaca como translúcida, é bastante flexível e resistente, embora quebradiço.
O LDPE é composto por carbono e hidrogênio. Possui mais ramificações moleculares (em cerca de 2% dos átomos de carbono) do que o polietileno de alta densidade, pelo que a sua força intermolecular e resistência à tração são menores, e a sua resiliência maior. Também apresenta uma densidade menor, uma vez que as suas moléculas são menos compactas e menos cristalinas em função das ramificações laterais.
Características
- Alta resistência à tensão, compressão e tração
- Excelente resistência (não solúvel) a ácidos, álcoois, bases e ésteres
- Boa resistência aos aldeídos, cetonas e óleos vegetais
- Resistência medíocre, e uso recomendado de apenas curta duração, aos compostos alifáticos, hidrocarbonetos aromáticos, óleos minerais e comburentes
- Fraca resistência, e uso não recomendado, com halogenetos de alquilo
Polipropileno (PP)
O PP é um polímero, mais precisamente um termoplástico, derivado do propeno ou propilenoe (plástico) reciclável. Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável, com um número “5” por dentro e as letras “PP” por baixo. A sua forma molecular é (C3H6)x.
O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.
Características
- Baixo custo
- Elevada resistência química e a solventes
- Fácil moldagem
- Fácil coloração
- Alta resistência à fratura por flexão ou fadiga
- Boa resistência ao impacto acima de 15 °C
- Boa estabilidade térmica
Vantagens de uso
Os plásticos não são tóxicos e sim inertes. Justamente por esta qualidade, são amplamente utilizados para embalar alimentos, bebidas e medicamentos. E protegem a saúde, em aplicações como seringas, bolsas para transfusão de sangue e frascos para soro fisiológico. Uma das maiores vantagens é por serem 100% recicláveis.